fbpx

Apresentação de projeto: Saiba como montar e apresentar

Para realizar uma apresentação de projeto, é essencial conhecer alguns passos. Passos estes que vão te ajudar e tirar suas dúvidas sobre como executar essa tarefa.

Links Patrocinados

Uma apresentação de projeto pode assustar muitas pessoas! Mas fique calmo! Questionamentos como: Por onde começar? Como apresentar?

Serão discutidas no decorrer da matéria. Fique atento!

O profissional deve estar seguro com o projeto, visto que a apresentação de projeto é crucial na implementação de novas propostas.

Além de que, a apresentação de projeto deve ser clara e objetiva. Sem muita enrolação, para não cansar quem está assistindo.

Links Patrocinados

Falando nisso, é importante considerar qual vai ser o público que irá assistir sua apresentação. Um patrocinador? Um cliente? Um chefe? Um departamento?

Tendo todas essas informações em mente, veja por onde começar a apresentação de projeto.

Objetivos estabelecidos

O começo da apresentação de projeto inicia-se pela descoberta do “problema”, visando a solução deste problema, o funcionário deve apresentar ideias para sanar o mesmo.

Por outra forma, o funcionário pode criar um projeto para melhoria do bem-estar dos demais funcionários, ou até mesmo, uma forma de aumentar a produtividade ou as vendas.

O importante é ter estabelecido qual é o real intuito da apresentação de projeto, e qual é a melhor opção para resolvê-lo.

Usando de detalhes, custos, benefícios e, se porventura ocorrer algum malefício como ele pode ser solucionado.

Apresentação de projeto: Relevância

Após ter estabelecido qual o problema e qual a solução do seu projeto, é importante pensar se o seu projeto é relevante, ou seja, se ele pode ser significativo para quem vai assistir e dar a última palavra.

Afinal, sua proposta tem que ser interessante e causar surpresa.

Quem está assistindo está esperando por um projeto inovador, ou uma proposta com melhorias, para poder solucionar alguma proposta que foi implantada incorretamente anteriormente.

Apresentação de projeto: Escrita

É interessante escrever a sua proposta, mesmo que a apresentação de projeto que irá fazer não seja por escrito.

Links Patrocinados

Mas afinal, qual é a importância de colocar o seu projeto no “papel”?

Essa é uma forma mais simples de absorver toda proposta, através da revisão do que foi escrito.

A seguir veja algumas perguntas que devem ser esclarecidas no seu projeto escrito, para que no momento da apresentação de projeto você tenha as respostas na “ponta da língua“.

  • Qual o problema que irá ser solucionado?
  • Quem vai se beneficiar com a melhoria?
  • Quem serão os profissionais responsáveis pela implementação do novo projeto?
  • Qual vai ser o custo da implementação do projeto?
  • Qual o cronograma de ação?

Após ter as respostas desses questionamentos, o que lhe resta é alinhar a apresentação com a cultura da empresa. Mas como?! Veja a seguir.

Apresentação de projeto: Qual a melhor formato?

Após ter o projeto em mente, e com todas as possíveis dúvidas sanadas. Basta agora, montar a apresentação de projeto. Visando sempre atender a cultura da empresa, a apresentação de projeto pode ser feita em diversos formatos, como:

  • Vídeos
  • Gráficos
  • Slides
  • Relatórios
  • Palestra

É importante ressaltar que para o melhor entendimento do público a apresentação de projeto tenha os seguintes requisitos:

  • Clareza: deixe bem claro todos os pontos do projeto
  • Objetividade: seja direto no assunto
  • Criatividade: faça algo diferente
  • Estética: na apresentação é importante agradar ao público visualmente, não só com a ideia do projeto

É importante ressaltar que o projeto pode ser desenvolvido por mais de 1 profissional, geralmente ocorre quando o projeto é grande, onde se torna necessário o envolvimento de demais profissionais, seja da mesma área ou não.

Podemos dar o exemplo de um hospital, onde geralmente o projeto pode ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, infectologistas, segurança do trabalho, entre outros.

Revisão e tempo da apresentação de projeto

Após montar a apresentação de projeto, escolhendo o formato, montando uma apresentação criativa, deixando ele claro, objetivo e com a estética agradável, é fundamental fazer uma revisão.

A revisão serve para solucionar possíveis erros ortográficos ou algum erro de formatação, como por exemplo.

Após todas as etapas do projeto serem concluídas, o ideal é treinar! Repita várias vezes toda a apresentação, após estar com ela decorada, tente apresentar o seu projeto para uma pessoa.

Quando fazemos isso evitamos possíveis partes mal compreendidas pelo público. Onde essa pessoa irá te falar onde não ficou muito claro, podendo assim arrumar essa parte, para que no dia da apresentação fique mais claro e objetivo.

A partir de todos os treinos você irá conseguir estipular um tempo para apresentar seu projeto. Podendo assim se prevenir para não falar de mais ou de menos, como também, deixar de passar alguma informação ou ultrapassar o tempo estipulado que o foi dado.

É importante reservar um pouco do tempo para sanar possíveis dúvidas do público. Assim como também, poder argumentar possíveis questionamentos.

Links Patrocinados

No dia da apresentação, é essencial que o profissional tenha uma boa noite de sono, e que se alimente adequadamente no decorrer do dia.

Afinal, é fundamental que o profissional esteja descansado e com uma boa aparência, além de mostrar alegria e motivação ao apresentar o projeto.

Deixe um comentário