Currículo: Aprenda a fazer o seu
Currículo: Aprenda a fazer o seu
- O que é o Currículo?
- Veja como montar o seu Currículo
- Resumo das Qualificações Profissionais
- Como formatar um currículo
- Cor e Layout
- Super dicas para o seu currículo
Está confuso em como fazer o seu primeiro currículo e não sabe por onde começar? Você que acabou de sair do emprego e precisa atualizar o seu currículo e não sabe como? Não fique preocupado, a seguir vão algumas dicas de como melhorar o seu currículo!
O que é o Currículo?
O Currículo ou Curriculum Vitae é um documento indispensável para quem está à procura de um emprego. Nele há todo o seu histórico profissional, desde seus dados pessoais e contatos, como também suas informações acadêmicas. Ou seja, é um documento que reúne as experiências de um profissional.
O currículo é o cartão de visita do candidato!
Veja como montar o seu Currículo
A seguir irei mostrar todas as informações que devem conter no currículo:
Informações Pessoais
Nessa parte você irá colocar as suas informações pessoais, como: Nome, sobrenome, nacionalidade, naturalidade, estado civil, endereço, idade, e-mail e número de contato. É importante ressaltar que não tem a necessidade de colocar RG, CPF e nem foto. Use uma conta de e-mail séria, sem palavras informais e desrespeitosas.
Objetivo
No campo de objetivo o ideal é ser direto, relatando qual o cargo almejado dentro da empresa.
Como por exemplo: estágio em nutrição.
Evite colocar frases e mais de um objetivo. Esse é o campo que deve ser atualizado sempre! Pois o objetivo deve ser de acordo com a vaga que está concorrendo.
Formações Acadêmicas
Nessa área deve ser colocado a sua trajetória acadêmica, nela deve conter: O nome de instituição, o curso, data de início e conclusão ou previsão de conclusão.
Como por exemplo: Faculdade Força – Nutrição – de 2014 até 2017 ou Faculdade Força – Nutrição -Início em: 2017 -Previsão de término para: 2020.
Resumo das Qualificações Profissionais
Nessa parte deve conter as experiências das empresas na qual trabalhou. Caso haja muitas experiências, o ideal é selecionar as que estão relacionadas com o seu objetivo.
Organize suas experiências da mais atual para a mais antiga. Sempre colocar o nome da empresa, o cargo exercido e as datas.
Como por exemplo: Restaurante Ltda – Gerente de Operações – 12/2005 até 12/2010 ou atual.
Para o primeiro emprego o ideal é colocar experiências vivenciadas nos cursos, na faculdade ou nos estágios e atividades extracurriculares, como promover uma campanha ou até mesmo organizar eventos.
Cursos Complementares
Esse campo é ideal para ser colocado os cursos realizados que irão diferenciar o seu perfil dos demais.
Se é fluente em algum idioma, o seu nível de conhecimento em informática, voluntariado, intercâmbio cultural, ou se tem cursos da sua área de atuação ou até mesmo cursos livres (de horas). É importante colocar a instituição, o curso e as datas de início e término.
Outras Informações
Esse é o momento de colocar informações úteis que não tem anteriormente, como: disponibilidade de horário, carteira de motorista com a categoria, disponibilidade para trocar de cidade a trabalho, carro próprio.
Uma informação que atualmente as empresas valorizam é o Trabalho Voluntário, então se você já foi voluntário alguma vez, aqui é a hora de relatar isso.
Saiba mais sobre o voluntariado aqui.
Revisão
Essa é a última parte, e deve ser feita criteriosamente! A fim de evitar erros ortográficos e partes incompreensíveis no seu currículo, geralmente quando apresentado esses erros o currículo é facilmente descartado.
Tenha atenção na formatação, se você não sabe como formatar, então preste bastante atenção no próximo tópico.
Como formatar um currículo
A formatação de um currículo é a preparação que inclui a organização visual e estrutural, como por exemplo: fonte, tamanho, espaçamento, cor, margem, entre outros.
A formatação é muito importante, além de mostrar organização e cuidado, o recrutador irá ter uma leitura mais atenta ao seu currículo.
Fazendo com que você tenha mais chances no processo seletivo, e tudo isso porque você elaborou o seu próprio currículo e não pegou qualquer modelo na internet e colocou seus dados.
Então vamos lá! Primeiramente, tenha o programa Word baixado no seu computador, porque nele você irá conseguir formatar o seu currículo com mais facilidade. É importante ressaltar que o seu currículo deve ter no máximo 2 páginas, ou seja, 1 folha.
Cor e Layout
- Escolha uma fonte comum, como por exemplo: arial ou verdana
- O tamanho da fonte deve ser 12pt
- A cor deve ser preta, que é o mais comum. Entretanto, muitas pessoas usam a cor cinza escuro, com a finalidade de tornar a leitura do recrutador mais agradável
- Para destacar títulos use a fonte um pouco maior ou em negrito ou sublinhado (itálico). O ideal é que o currículo não fique parecendo um texto
- O espaçamento deve ser de 1,5 cm
- A margem superior esquerda deve ter 3 cm
- A margem inferior direita deve ter 2 cm
Super dicas para o seu currículo
- Não fale no currículo sobre suas qualidades pessoais, como por exemplo: Gostaria de fazer parte da empresa para poder contribuir profissionalmente, para mostrar minhas habilidades, meu profissionalismo no ambiente de trabalho.
No dia da entrevista o recrutador irá avaliar esses pontos - Seja sincero! Não invente cursos ou experiências no seu currículo. Quando você for cobrado pela habilidade ou qualificação e não souber realiza-la, você irá perder um ponto com a empresa ou com o seu gestor, afinal nenhuma empresa quer um mentiroso fazendo parte de sua equipe. Atenção com isso!
- Sempre que for enviar o seu currículo pelo e-mail ou pelo site da empresa, lembre-se de sempre enviar como PDF. Verifique também se o documento não vai ficar muito pesado.
Nós da Técnico do Emprego buscamos orientá-lo em sua jornada profissional, caso tenha qualquer dificuldade ou dúvidas fique à vontade para entrar em contato conosco por nossos canais de comunicação:
Nossa equipe te deseja boa sorte, estamos de dedos cruzados torcendo pelo seu sucesso.