fbpx

Currículo: Aprenda a fazer o seu

Está confuso em como fazer o seu primeiro currículo e não sabe por onde começar?  Você que acabou de sair do emprego e precisa atualizar o seu currículo e não sabe como? Não fique preocupado, a seguir vão algumas dicas de como melhorar o seu currículo!

Links Patrocinados

O que é o Currículo?

O Currículo ou Curriculum Vitae é um documento indispensável para quem está à procura de um emprego. Nele há todo o seu histórico profissional, desde seus dados pessoais e contatos, como também suas informações acadêmicas. Ou seja, é um documento que reúne as experiências de um profissional.

O currículo é o cartão de visita do candidato!

Veja como montar o seu Currículo

A seguir irei mostrar todas as informações que devem conter no currículo:

Informações Pessoais

Links Patrocinados

Nessa parte você irá colocar as suas informações pessoais, como: Nome, sobrenome, nacionalidade, naturalidade, estado civil, endereço, idade, e-mail e número de contato. É importante ressaltar que não tem a necessidade de colocar RG, CPF e nem foto. Use uma conta de e-mail séria, sem palavras informais e desrespeitosas.

Objetivo

No campo de objetivo o ideal é ser direto, relatando qual o cargo almejado dentro da empresa.
Como por exemplo: estágio em nutrição.

Evite colocar frases e mais de um objetivo. Esse é o campo que deve ser atualizado sempre! Pois o objetivo deve ser de acordo com a vaga que está concorrendo.

Formações Acadêmicas

Nessa área deve ser colocado a sua trajetória acadêmica, nela deve conter: O nome de instituição, o curso, data de início e conclusão ou previsão de conclusão.

Como por exemplo: Faculdade Força – Nutrição – de 2014 até 2017 ou Faculdade Força – Nutrição -Início em: 2017 -Previsão de término para: 2020.

Resumo das Qualificações Profissionais

Nessa parte deve conter as experiências das empresas na qual trabalhou. Caso haja muitas experiências, o ideal é selecionar as que estão relacionadas com o seu objetivo.

Organize suas experiências da mais atual para a mais antiga. Sempre colocar o nome da empresa, o cargo exercido e as datas.

Como por exemplo: Restaurante Ltda – Gerente de Operações – 12/2005 até 12/2010 ou atual.

Links Patrocinados

Para o primeiro emprego o ideal é colocar experiências vivenciadas nos cursos, na faculdade ou nos estágios e atividades extracurriculares, como promover uma campanha ou até mesmo organizar eventos.

Cursos Complementares

Esse campo é ideal para ser colocado os cursos realizados que irão diferenciar o seu perfil dos demais.

Se é fluente em algum idioma, o seu nível de conhecimento em informática, voluntariado, intercâmbio cultural, ou se tem cursos da sua área de atuação ou até mesmo cursos livres (de horas). É importante colocar a instituição, o curso e as datas de início e término.

Outras Informações

Esse é o momento de colocar informações úteis que não tem anteriormente, como: disponibilidade de horário, carteira de motorista com a categoria, disponibilidade para trocar de cidade a trabalho, carro próprio.

Uma informação que atualmente as empresas valorizam é o Trabalho Voluntário, então se você já foi voluntário alguma vez, aqui é a hora de relatar isso.

Saiba mais sobre o voluntariado aqui.

Revisão

Essa é a última parte, e deve ser feita criteriosamente! A fim de evitar erros ortográficos e partes incompreensíveis no seu currículo, geralmente quando apresentado esses erros o currículo é facilmente descartado.

Tenha atenção na formatação, se você não sabe como formatar, então preste bastante atenção no próximo tópico.

Como formatar um currículo

A formatação de um currículo é a preparação que inclui a organização visual e estrutural, como por exemplo: fonte, tamanho, espaçamento, cor, margem, entre outros.

A formatação é muito importante, além de mostrar organização e cuidado, o recrutador irá ter uma leitura mais atenta ao seu currículo.

Fazendo com que você tenha mais chances no processo seletivo, e tudo isso porque você elaborou o seu próprio currículo e não pegou qualquer modelo na internet e colocou seus dados.

Então vamos lá! Primeiramente, tenha o programa Word baixado no seu computador, porque nele você irá conseguir formatar o seu currículo com mais facilidade. É importante ressaltar que o seu currículo deve ter no máximo 2 páginas, ou seja, 1 folha.

Cor e Layout

  • Escolha uma fonte comum, como por exemplo: arial ou verdana
  • O tamanho da fonte deve ser 12pt
  • A cor deve ser preta, que é o mais comum. Entretanto, muitas pessoas usam a cor cinza escuro, com a finalidade de tornar a leitura do recrutador mais agradável
  • Para destacar títulos use a fonte um pouco maior ou em negrito ou sublinhado (itálico). O ideal é que o currículo não fique parecendo um texto
  • O espaçamento deve ser de 1,5 cm
  • A margem superior esquerda deve ter 3 cm
  • A margem inferior direita deve ter 2 cm

Super dicas para o seu currículo

  • Não fale no currículo sobre suas qualidades pessoais, como por exemplo:  Gostaria de fazer parte da empresa para poder contribuir profissionalmente, para mostrar minhas habilidades, meu profissionalismo no ambiente de trabalho.
    No dia da entrevista o recrutador irá avaliar esses pontos
  • Seja sincero! Não invente cursos ou experiências no seu currículo. Quando você for cobrado pela habilidade ou qualificação e não souber realiza-la, você irá perder um ponto com a empresa ou com o seu gestor, afinal nenhuma empresa quer um mentiroso fazendo parte de sua equipe. Atenção com isso!
  • Sempre que for enviar o seu currículo pelo e-mail ou pelo site da empresa, lembre-se de sempre enviar como PDF. Verifique também se o documento não vai ficar muito pesado.

Nós da Técnico do Emprego buscamos orientá-lo em sua jornada profissional, caso tenha qualquer dificuldade ou dúvidas fique à vontade para entrar em contato conosco por nossos canais de comunicação:

Instagram

Facebook

Links Patrocinados

Fale Conosco

Nossa equipe te deseja boa sorte, estamos de dedos cruzados torcendo pelo seu sucesso.

Deixe um comentário