fbpx

Entrevista de Emprego: Saiba como agir

Está inseguro para enfrentar a entrevista de emprego? Não sabe como porta-se com o recrutador? Devo chegar mais cedo ou vou parecer desesperada? Me atrasei, devo ir embora?

Links Patrocinados

Não se preocupe, aqui você vai encontrar as respostas e saíra confiante para encarar esse desafio e conseguir a vaga tão esperada. Portanto, fique calmo!

Isso é uma troca de informações, você irá avaliar se deseja trabalhar na empresa, como também se ela deseja te contratar. Você também deverá avaliar se a empresa está dentro de seus critérios.

A Entrevista de Emprego

Antes de mais nada, o entrevistado deve se sentir confiante, mas como? Anteriormente, pesquise tudo sobre a empresa e sobre a vaga, além disso, entenda os valores, a missão da empresa e seu ramo de negócio.

Hoje em dia, toda empresa possui um site e nele você consegue essas informações com poucos cliques e atenção.

Links Patrocinados

Tenha em mente as respostas para as perguntas de costume, como por exemplo:

  • Cite um defeito?
  • Cite uma qualidade?
  • Qual o seu interesse com a empresa?

Enfim, são perguntas comuns em entrevista de emprego, que ao serem estudas, será mais formulada a resposta no momento da entrevista. Só para exemplificar, vamos mostrar uma possível respostas para a primeira pergunta:

“O meu defeito é ser explosivo! Entretanto, ultimamente estou me acostumando a sempre respirar fundo em situações que desencadeia esse meu defeito”.

Isso irá te dar maior confiança para a hora da entrevista! Contudo aconselhamos que você também se interesse por estudar sobre as dinâmicas de grupo. Nelas são propostas situações onde você com um grupo de pessoas deverão solucionar algum problema.

O grupo com melhor resultado terá maiores chances de serem contratados pela a empresa. Após o entrevistado estar confiante, vamos mostrar a seguir como se comportar na entrevista de emprego.

Entrevista de emprego:

Pontualidade

A princípio é muito importante ser pontual e chegar no horário marcado, pois na entrevista será um dos pontos avaliados. Por isso é bom se aprontar para sair mais cedo de sua residência para evitar atrasos.

Entretanto, sabemos que pode haver alguns imprevistos, como por exemplo: trânsito, ônibus quebrado ou até mesmo atrasado. Portanto, o mais importante se caso houver atraso é avisar antecipadamente e com educação o recrutador dando uma explicação pelo motivo do atraso.

E se eu chegar mais cedo? Ótimo! Isso significa interesse pela vaga.

Aconselhamos também que você estude o local com antecedência antes de sair de casa. Assim você saberá ir até o local e evitará ficar perdido!

Se possível é de muita precaução visitar o local da entrevista com antecedência para ter certeza que chegará em tempo.

Links Patrocinados

entrevista-de-emprego-tecnico-do-emprego

Linguagem Corporal

A linguagem corporal é uma forma de comunicação não verbal, que frequentemente ocorre nas entrevistas.

Evite gesticular em excesso, não só falando como também mexer muito no cabelo, nas unhas e até mesmo balançar as pernas, isso demonstra ansiedade e insegurança.

Mas seja natural, entretanto, não fique parecendo um robô. Afinal, é importante demonstrar felicidade e/ou orgulho ao relatar alguma conquista ou algo parecido.

Uma dica, é sempre cumprimentar o recrutador com aperto de mão firme, manter o contato visual e nunca cruzar os braços.

Lembre-se que a empresa também está se apresentando a você, por isso você deverá se sentir acolhido e não ameaçado ou comprado.

Ética

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, não interferir negativamente no crescimento do próximo e seguir os valores estabelecidos pela sociedade.

Sabemos que em cada profissão existe um código de ética que deve ser seguido, porém, na entrevista qual conduta deve ser tomada?!

Evite falar mal da empresa anterior, seja da própria empresa ou líderes com quem trabalhou.

Isso é mal visto pelo recrutador, já que há o pensamento da parte dele de que se caso você for contratado e posteriormente for desligado da empresa, em outras entrevistas você também poderá falar mal da empresa em que está tentado fazer parte.

Nunca minta na entrevista de emprego!

Seja honesto sempre, o recrutador sabe quando o entrevistado está mentindo. Além disso, não minta sobre suas qualificações, porque se caso você passar na entrevista e chegar a hora de expor seus conhecimentos, isso pode ser um problema e te afetar.

Cuidado com manias de linguagem na entrevista de emprego

Em terceiro lugar, tenha atenção no modo com que você fala com o recrutador, evite gírias e palavrões. Isso não é ético de forma alguma. Saiba separar a vida profissional da vida pessoal.

Na maioria das empresas, gírias como: mano, chavoso, véi, embaçado, busão, trampo, câo etc. Não são bem vistas e você pode perder a oportunidade de conquistar essa vaga somente por causa disso.

Entrevista de emprego: Atenção com a vestimenta

Em quarto lugar, seja cauteloso na hora de se arrumar, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! A seguir segue algumas dicas do que evitar.

Para mulheres: atenção na hora de escolher a roupa perfeita, evite saias muito curtas e camisas muito abertas. Na hora de se maquiar evita maquiagens pesadas e com muita cor e não exagere no perfume.

Links Patrocinados

Para homens: faça a barba, seja ela grande ou não, deixe-a apresentável e também não exagere no perfume. Evite regatas, bermudas e calçados abertos.

Veja também – Como se vestir na entrevista de emprego.

Deixe um comentário