Estresse no Ambiente de Trabalho: Como lidar

Estresse no Ambiente de Trabalho: Como lidar

  • Não antecipe problemas, evite o estresse!
  • Se o problema já existe, só te resta pensar na solução!
  • Não abrace o mundo com as pernas!
  • Trabalhe com prevenção!
  •  Tarefas repetitivas!   
  • Sem estresse: Mantenha a calma!

Você já se deparou com uma situação que causa estresse no seu ambiente empresarial? Aquela situação que dá vontade de jogar tudo para o alto!?

Bem como aquela sensação de sexta-feira, que parece que um caminhão passou por cima de você e que tudo deu errado na semana inteira?!

Você se identificou com um desses questionamentos? Então, aí vão algumas dicas para que isso não volte a acontecer, e caso aconteça o que deve ser feito.

Momentos estressantes existem! E dificilmente é possível evitá-los no seu dia-a-dia, da mesma forma como tudo na vida. Você deve se preparar para saber lidar com essas situações, mas não se preocupe… vamos te ajudar com isso!

Não antecipe problemas, evite o estresse!

Frequentemente estamos lidando com algum problema, e logo, já ficamos pensando em um próximo possível problema que será causado simultaneamente.

Entretanto, não faça isso, lide com um problema de cada vez!

Se o problema já existe, só te resta pensar na solução!

Primeiramente, não deixe que o problema seja o assunto, foque na solução! Muitos irão querer procurar a causa, por outro lado, vá no sentido contrário, pense na solução. Isso fará que se livre do problema antes mesmo que essas pessoas encontrem o culpado.

Não abrace o mundo com as pernas!

“Tenho um pepino preciso que me ajude.”
“Me dá uma força.”
“Estou com um B.O pra resolver.”
Quem nunca escutou isso no ambiente de trabalho?! Definitivamente, são frases que de fato antecipam problemas!

Evite conversas que comecem dessa forma! No entanto, não estamos aqui dizendo que saia correndo ou se indisponha, mas sim tente contornar isso.

Aliás, suas tarefas vêm em primeiro lugar, não tome o problema do outro por querer ajudar ou o tome como prioridade.

Uma vez que for oferecer ajuda, explique o que deve ser feito! Entretanto, deixe que a pessoa lide com o problema. Você já tem problemas demais para abraçar os dos outros.

Trabalhe com prevenção!

Tão importante quanto resolver o problema é prevenir que ele não aconteça novamente. Portanto, comece a tomar medidas preventivas para que não volte a acontecer. Mas por outro lado, os problemas não deixarão de existir.  Entretanto o mesmo problema pode ser evitado, com certeza!

Como por exemplo: Se houver algum desentendimento no ambiente de trabalho, seja com um colega do mesmo departamento ou com de outro, imediatamente a primeira coisa a ser feita é chamar esse colega de trabalho para conversar e assim por um ponto final ali mesmo.

Para que por consequência não vire um assunto a ser comentado no seu departamento ou em ambos! Caso o colega de trabalho for de outro setor.

Essa atitude é a primeira medida preventiva para que esse problema não volte a acontecer. E por fim, a segunda medida é sempre que for conversar com esse colega de trabalho, tomar o máximo de cuidado, para que não haja um outro desentendimento.

Afinal, anteriormente já houve uma conversa para sanar esse problema e não queremos agravar mais essa situação.

 Tarefas repetitivas!   

Tarefas fixas ou de rotina tomam muito tempo, não é mesmo?! Visto que, podem se tratar de tarefas que devem ser feitas todos os dias, ou várias vezes no mesmo dia.

Primeiramente procure formas de automatizar as mesmas, com o propósito de tornar a tarefa menos complicada.

Além disso, na maioria das empresas existe o departamento de TI e/ou de Projetos, por exemplo. E existem outros departamentos também que com toda a certeza podem te ajudar com isso.

Ainda mais quando aparecer aquela tarefa que possivelmente irá te gerar um estresse, assim você terá mais tempo para lidar com a situação.

Frequentemente lidamos com situações que não nos agradam, e isso é fato, não existe profissão perfeita, acredito que até monges tibetanos passam por estresse em algum momento da sua vida.

Sem estresse: Mantenha a calma!

De fato, sabemos que quando estamos sob estresse ou pressão no trabalho, não há um bom rendimento, prejudicando a saúde e por consequência a qualidade de vida.

Se você está passando por estresse, e apesar de já ter feito de tudo para melhorar a situação no ambiente de trabalho e nada resolveu, em seguida vão algumas dicas para se manter calmo diante dessas situações.

Em primeiro lugar, controle sua respiração! É provável que muitas pessoas não entende o poder da respiração… mas hoje você não sairá daqui sem ter esse conhecimento.

Quando estiver passando por alguma situação de estresse, respire fundo e devagar, assim o seu cérebro entenderá que você está calmo, já que pessoas calmas respiram devagar.

Em segundo lugar, não viva para trabalhar, sua vida não é somente trabalho. O grande problema é você levar o estresse do trabalho para a sua casa. Então, tenha um hobby!

Saia do trabalho e vai se exercitar, bem como pintar, praticar esportes, cozinhar, fazer artesanato. Em outras palavras qualquer coisa que te faça esquecer do estresse é válido.

Em terceiro lugar, tenha uma boa noite de sono, faça da sua cama um templo, uma vez que você não deve levar nenhum problema para lá.

Assim também sabemos que muitas vezes o estresse leva a insônia, por isso é ideal esvaziar a sua mente e se for para pensar em algo, pense em coisas positivas.

Leia também – Resolução de Conflitos: Problemas de convivência no trabalho.

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