Feedback que tem como sua tradução “Comentário” é uma palavra muito utilizada nas empresas hoje em dia, pois é muito importante saber de um profissional que acompanha diariamente seu trabalho, onde você é bom e o que pode melhorar.
Iremos abordar as melhores formas de dar e receber um Feedback Profissional e o valor de fazer corretamente.
Resumo
O que é Feedback Profissional?
Feedback Profissional é basicamente um retorno sobre sua performance profissional apontando seus pontos positivos e negativos.
Outro profissional comenta para você sobre seu trabalho, suas tarefas realizadas, possíveis pontos a melhorar, objetivando sempre o desenvolvimento profissional, seja de um profissional com pouca experiência ou até mesmo um veterano do mundo corporativo.
Passar um feedback aos colaboradores é uma das principais funções dos gestores dentro da empresa.
Tipos de Feedback Profissional
Existem três tipos de Feedback Profissional, o positivo, negativo e o construtivo, a seguir iremos entender um pouco mais sobre eles:
Feedback positivo
Esse feedback é o mais querido por todos, pois nele é exposto os pontos fortes do profissional, de como ele é eficaz na resolução de problemas, quais são suas qualidades e etc.
Nele você demonstra que observa sua jornada, que se preocupa com seu desenvolvimento e reconhece quando ele faz um bom trabalho, gerando motivação para que ele diariamente seja mais eficaz e produtivo.
Feedback negativo
Apesar do nome negativo, é um feedback necessário, pois mostra os pontos que precisamos melhorar, como uma postura inadequada no ambiente de trabalho, alguma atitude que acaba afetando negativamente a equipe ou uma queda de desempenho em tarefas que já foram feitas com excelência pelo mesmo.
Ter um feedback negativo de qualquer profissional desde que seja feito com respeito e de maneira adequada é tão importante quanto receber um elogio, é nessa hora que nos entendemos e compreendemos também os objetivos da empresa e o que ela aguarda de seus colaboradores.
É importante ressaltar que esse feedback é muito frágil, quando apontamos defeitos ou pontos a serem melhorados, devem ser tomados alguns cuidados para que o feedback não seja mal interpretado e não se torne desconfortável.
O ideal é que seja uma conversa restrita entre as duas pessoas, com o uso de palavras leves, que aponte as falhas, mas visando sempre o crescimento profissional.
Feedback construtivo
Fazendo uma mescla entre o Feedback positivo e o negativo temos o construtivo, que julgo ser o feedback mais indicado, aliás, ninguém é perfeito e todos temos pontos a melhorar.
Deve ser utilizado, principalmente com profissionais que por algum motivo têm dificuldade em receber críticas, assim tornando mais leve a conversa pois não será somente apontando os defeitos.
Como dar o Feedback Profissional
Para que não seja encarado como crítica profissional pela pessoa que recebe o Feedback Profissional, é importante ressaltar os pontos positivos do profissional de forma direta e objetiva, dando exemplos de tarefas concluídas pelo mesmo.
Da mesma forma, nos pontos negativos, porém, apontando ideias de como ele pode melhorar em seus pontos negativos.
Afinal, ninguém gosta que o problema seja exposto sem que tenha a mínima noção de como resolvê-los. Claro, respeitando o espaço e o tempo do outro profissional.
Com isso, o sentimento de segurança e confiança do profissional aumenta, proporcionando motivação, e mostrando que ele não está sozinho, ao invés de fazer que este momento pareça com uma repreensão para quem está recebendo o feedback.
O Feedback Profissional não precisa partir diretamente do chefe, às vezes fica muito mais leve e gratificante receber de um colega de trabalho, é importante receber um elogio ou um alerta de quem acompanha seu trabalho e passa às vezes pelas mesmas coisas que você no dia-a-dia.
Assim, criando até mesmo um laço de companheirismo ainda melhor no ambiente de trabalho.
Receber Feedback Profissional
Ao receber o Feedback Profissional, maturidade é fundamental, essa hora prepare-se para escutar a verdade, normalmente esperamos receber elogios e que seja apontado os pontos fortes, mas já sabemos que o intuito do feedback não é somente esse, esteja aberto a escutar com calma e torça por transparência.
Feedback direto é a melhor forma de se entender melhor e se aperfeiçoar como profissional.
Caso discorde de algo, não diga na hora, anote tudo que esteja sendo apontado, assim também valorizando o tempo que o profissional está dedicando a você, mostrando humildade em escutar e agradeça o Feedback Profissional.
Encare que o feedback foi construtivo mesmo que ele não tenha sido feito de forma correta, tem que ser levado em conta o ponto de vista e percepção de quem deu o feedback, lembrando que a intenção é a sua melhoria profissional.
Depois dos comentários recebidos, avalie sua postura e eficiência, dê uma lida nas anotações e monte um plano de como melhorar nesses pontos.
Como citamos, nesse momento maturidade é primordial para auto avaliação, depois disso, passo-a-passo você está evoluindo profissionalmente e tornando sua jornada de trabalho ainda melhor.
Leia também – Recursos Humanos: Tudo o que você precisa saber.