fbpx

Recursos Humanos: Tudo o que você precisa saber

O Recursos Humanos, mais conhecido pelas siglas RH é uma área relativamente nova, deu início no século XX através da Revolução Industrial.

Antes disso, os profissionais eram vistos somente como força de trabalho, sem vez e sem voz, sem poder exigir e questionar, o seu único dever era atender às demandas produtivas da empresa na qual trabalhava.

O recursos humanos era uma área sem voz e engessada, tendo somente como obrigação realizar processos operacionais, como por exemplo: folha de pagamento, recrutamento, férias, benefícios entre outros.

Atualmente o recursos humanos tem a visão totalmente diferente! Passou de ser aquele setor engessado para uma gestão estratégica das empresas, onde gerencia os planos de carreira, incentiva os profissionais, entre outros.

O que é o Recursos Humanos?

Os recursos humanos é um departamento da organização que tem como objetivo principal, estabelecer o sistema que conduz as relações entre a empresa e os profissionais.

Acima de tudo, tem como função implantar ambientes corporativos adequados à produtividade e criação, criando iniciativas para motivar, valorizar e reter os talentos da empresa.

Função do Recursos Humanos

Primeiramente o recursos humanos além de cumprir com as legislações, a sua função varia de acordo com a cultura da empresa e suas estratégias.

Entretanto, algumas atividades são comuns para quem trabalha na área de RH, destaca-se como por exemplo:

  • Selecionar novos colaboradores;
  • Estruturar e definir os cargos da organização;
  • Organizar e agendar exames demissionais e admissionais;
  • Ações motivacionais;
  • Avaliação do desempenho;
  • Treinamento de equipes;
  • Calcular a folha de pagamento;
  • Zelar pela segurança do trabalho;
  • Gerenciar a saúde ocupacional;
  • Gerenciar benefícios;
  • Controlar a frequência dos colaboradores.

Recursos Humanos – Divisão das áreas

Em princípio, o recursos humanos se divide em equipes e cada equipe tem sua responsabilidade dentro da empresa. Veja a seguir!

Seleção de Pessoal

Inicia-se a partir da necessidade de um novo colaborador em algum setor da empresa. Logo após destacar a necessidade de um novo colaborador, o RH começa a seleção por meio de análise de currículos recebidos, seja por e-mail, cadastros no site da empresa ou fisicamente.

Logo depois de selecionar os currículos que mais se encaixam com o perfil da vaga a ser preenchida, os escolhidos são chamados para realizar uma entrevista, dinâmica em grupo ou outros tipos de recrutamento.

O profissional escolhido será encaminhado para o setor de Departamento Pessoal, que é onde é feito a admissão. Saiba mais sobre Departamento Pessoal no final no texto!

Segurança do Trabalho e Saúde

A segurança do trabalho e a saúde dos funcionários também é interesse do RH. Em empresas de pequeno porte, o RH é responsável pela segurança do trabalho.

Entretanto, em empresas maiores, quando existe um Segurança e Saúde do Trabalho (SST), ele atua na área dentro do RH ou em um setor paralelo.

Devendo seguir várias Normas Regulamentadoras (NR’s).

Política de Gestão de Recursos Humanos

São regras determinadas para gerenciar funções, ou seja, são guias para ação, servem para dispor respostas a perguntas ou ocasiões que ocorrem com frequência no ambiente de trabalho.

As políticas de RH abordam as maneiras como a empresa lida com os seus funcionários, a política de RH varias de acordo com a empresa, devido aos seguintes fatores: política e restrições governamentais, fatores econômicos, sociais, políticos, culturais, tecnológicos, relações com sindicato, localização geográfica, cultura organizacional contexto ambiental, antecedente histórico da organização, entre outros.

Benefícios 

Com certeza, benefício é um sinônimo de felicidade para o trabalhador. E cabe ao setor de RH realizar pesquisas de mercado, além de, clima organizacional. Aliás, essas são ferramentas que a tomada de decisão esteja de acordo com as carências dos funcionários.

Quando falamos em benefícios não é somente um auxílio-alimentar ou um plano de saúde. Mas sim, um dia de folga no dia do aniversário ou até mesmo um dia da semana com carga-horário de meio período, como por exemplo.

Treinamento e Desenvolvimento 

A partir do momento em que a empresa investe no seu funcionário, instantaneamente toda a companhia é beneficiada. Afinal… quando o colaborador se sente motivado e agregando mais valor à empresa, começa a gerar mais lucratividade e produtividade.

Então, vale muito a pena investir em cursos e treinamentos para o desenvolvimento dos funcionários na empresa.

Diferença entre Recursos Humanos X Departamento Pessoal

Diferente do Recursos Humanos como foi dito, o departamento pessoal é encarregado de tarefas e atividades específicas. Como por exemplo: 13º salário, rescisão contratual dos funcionários, organização dos horários de trabalho, licença médica, férias, pagamento de salários, transporte e contratação.

Divisão de funções do Departamento Pessoal

  1. Admissão – Tem como responsabilidade cuidar de todos os processos de integração dos funcionários contratados pela empresa, seguindo as medidas jurídicas e administrativas.
  2. Compensação – Tem como objetivo cuidar de todos os processos de controle de periodicidade, pagamento de benefícios e salários, como também, pagamento de taxas, contribuições e impostos.
  3. Desligamento – Tem como atribuição cuidar do processo de demissão e quitação do contrato de trabalho. Cuidando assim de toda a rotina de fiscalização.

Deixe um comentário