fbpx

Trabalho Voluntário: Saiba seu peso no mercado de trabalho

Está pensando em dar uma melhorada no seu currículo? O trabalho voluntário pode ser uma opção perfeita, sabia?

Links Patrocinados

Muitos não sabem, mas o trabalho voluntário é muito bem visto no mercado de trabalho. Além disso você pode adquirir experiência e até uma especialização dependendo do trabalho voluntário.

O Trabalho Voluntário

O trabalho voluntário é toda atividade exercida por uma pessoa cujo o objetivo é ajudar socialmente. O mesmo não é remunerado, contudo, traz bastante satisfação pessoal, além de ajudar outra pessoa.

Existem diversas formas de trabalho voluntário onde você pode oferecer desde dinheiro a serviços. O trabalho voluntário é exercido por pessoas que desejam contribuir socialmente e não só individualmente.

Embora pareça mil maravilhas o mesmo também conta com suas desvantagens, onde será necessário tempo e energia. Portanto, você deverá encaixar essa atividade em sua agenda, para que o mesmo não atrapalhe suas outras obrigações.

Links Patrocinados

Onde encontrar Trabalho Voluntário

O Trabalho Voluntário pode ser encontrado em diversos lugares na sua cidade. Entretanto, caso encontre dificuldade procure por ONG’s ou qualquer coisa do governo para saber mais.

Além disso, também existem instituições como o Voluntários e o Atados. Nele você fará um cadastro para ser direcionado para o melhor local.

Você receberá todas as informações por e-mail e deverá ficar atento ao mesmo. Você receberá suas coordenadas aos poucos até o momento que encontrará uma unidade para realizar uma atividade.

Ainda mais, você poderá achar no Facebook por exemplo, grupos de atividades sociais. Elas poderão ser sobre limpeza de alguma área, distribuição de cobertores e etc.

Tipos de Trabalhos Voluntários

Existem diversos trabalhos voluntários, e você poderá optar pelo que melhor te ajudará também. Portanto, os tipos de trabalhos são:

  • Atenção a crianças e jovens carentes
  • Atenção a crianças, jovens e velhos internados em hospitais
  • Ajuda com limpeza, faxina e organização
  • Ajuda com contabilidade
  • Atendimento psicológico à população
  • Ressocialização com jovens e adultos presos
  • Alimentar moradores de rua

trabalho-voluntario-tecnico-do-emprego

Embora esses sejam os mais comuns é necessário ajuda em vários aspectos. Assim você poderá oferecer auxílio de acordo com sua especialização.

Essa contribuição irá trazer não só uma maior experiência, mas também um peso no currículo.

A visão do mercado sobre o Trabalho Voluntário

O mercado de trabalho vê o Trabalho Voluntário muito positivamente. Hoje é muito difícil cumprirmos com nossas obrigações e contribuir socialmente lhe concede pontos.

Desta forma será necessário que você tenha uma comprovação do seu voluntariado. Essa comprovação pode ser o contato com uma pessoa dentro da instituição beneficiada.

Links Patrocinados

Além disso, se preocupar socialmente atribui muitas características positivas ao voluntário. Seus valores ganham pontos, seu grau de responsabilidade e competência.

Cuidado com sua motivação

Você deverá tomar cuidado com sua motivação ao realizar um trabalho voluntário. Entendemos que você só está procurando o mesmo para dar um upgrade em seu currículo, mas atente-se.

Tenha em mente que apesar da sua motivação, a sua atividade é para ajudar os outros. Desta forma, o ideal é que você realmente tente ajudar. Desta forma não fique enrolando no local não exercendo atividade alguma.

A ideia é ajudar e, portanto, você deverá colocar a mão na massa e também se desgastar. Além disso, caso você faça as coisas de qualquer jeito, você pode ter uma reputação negativa no voluntariado.

Colocando no currículo

Ao colocar sobre esta experiência no currículo muito possuem dúvidas de onde o mesmo se incluí. Portanto saiba que o mesmo deve estar no fim do currículo, na parte “informações adicionais”.

Nesta área deverão estar o curso de inglês, teatro e qualquer curso que não tenha nível técnico ou superior. Nele deverá estar presente tempo da atividade, nome da instituição e atividades.

Não é necessário colocar mais nada, contudo se for solicitado alguma comprovação ou algo do tipo solicita a instituição.

Nestes casos é imprevisível a resposta. Contudo você pode tanto quanto receber um documento, um número para a empresa ligar.

Saiba como fazer um currículo aqui.

O mundo te abraçando

Uma das vantagens mais aclamadas pelos voluntários e o de sentir que o mundo está te abraçando. Por estar em um ambiente com muitas pessoas querendo ajudar, você poderá ganhar muito.

Desta forma, você pode receber novas informações importantes de outros voluntários. Poderá aumentar seu networking pessoal que poderá te levar a novos empregos ou até mesmo bolsas.

Em alguns casos, você pode conseguir ajuda até mesmo de uma pessoa que você estava ajudando. O mundo é cheio de surpresas e as pessoas podem te surpreender.

Lembre-se que a situação atual de alguém não diz respeito sobre ela, portanto saiba que todos possuem potencial.

Vantagens e desvantagens do Trabalho Voluntário

O trabalho voluntário traz muitas vantagens e desvantagens que você deverá saber pontuar, sendo eles:

Links Patrocinados

Vantagens

  • Conhecer novas pessoas
  • Adquirir experiência profissional
  • Aumento na empatia
  • Satisfação pessoal
  • Contribuição social
  • Peso no currículo
  • Ajudar pessoas a se sentirem melhor na sua situação atual

Desvantagens

  • Menos tempo para suas atividades individuais
  • Desgaste emocional
  • Desgaste físico

Deixe um comentário